segunda-feira, junho 22, 2009

Irã

Tudo que acontece hoje no Irã remonta a década de 50. Isso porque em 1953 ocorria uma campanha de nacionalização das riquezas minerais. ASsim, de um lado os governo americanos e britânicos que defendiam os interesses de suas petrolíferas, como a Anglo-American Oil Company, e apoiavam o Xá Reza Pahlavi, e de outro o primeiro ministro nacionalista Mohammed Mossadegh.
Com isso deu-se um golpe com apoio da CIA e KGB em Mossadegh. Durante mais de 20 anos uma coalização de diversos grupos políticos, de Islâmicos Políticos a Comunistas passaram a atuar contra o governo do Xá.
Em 1979, explode a Revolução Iraniana com o retorno do exílio do Aiatolá Khomeini que contará com apoio socialista, comunista, nacionalista e liberal.
A ala islâmica da coalisão começa então a esmagar todo os outros grupos contrários a uma República Islâmica. Nos anos 80 se inicia uma Guerra entre Irã e Iraque, de Saddam, financiada pelos Estados Unidos.
Atualmente ocorre uma fissura na elite político-religiosa do país, com o Mir Hossein Mossavi, ex primeiro ministro na década de 80, enfrentando o aitolá Ali Khamenei que apoia o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, um ex-militar.

A animação Persepolis, de 2007, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que baseia-se nos quatro volumes da novela gráfica autobiográfica de Satrapi com o mesmo título, conta a história do Irã contemporâneo através da história de vida de uma criança.

Outro filme que em apenas uma cena ilustra bem o golpe de 1953, é Mundo Livre S.A (It's a Free World...), do britânico Ken Loach.

Mais artigos:
De Mossadegh a Ahmadinejad. A CIA e o Laboratório Iraniano

http://www.resistir.info/irao/meyssan_17jun09.html

Irã: A mentira das "eleições roubadas"

http://www.resistir.info/petras/petras_18jun09.html

Irã, inimigo número um do Ocidente?, Alastair Crooke

http://diplo.uol.com.br/2009-02,a2790

sábado, junho 20, 2009

O Capital marcha "tranquilim"

A Vale demitiu cerca de 500 operários em Minas Gerais, na Mina MBR e em Itabira e em Carajás, no Pará.
No Paraná a Bosch demitiu cerca de 900 operários.

sábado, junho 06, 2009

" Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se"
Gabriel Garcia Márquez

quinta-feira, junho 04, 2009

Anúncio

Os tambores anunciarão:
“o povo se rebelou”
Nesse mundão.
Révolte
revolta,
revolt,
revuelta,
rivolta,
εξέγερση,
تمرد

Rômulo Castro

20 anos de Tiananmen

A imagem acima é uma estátua representando a liberdade nos protestos de Tiananmen, em 04 de junho de 1989.
O massacre de Tiananmen, conhecido como massacre da Paz Celestial, foi determinante para estabilidade do Estado Chinês. Lembrem-se que o final dos anos 80 era o momento de crise do "Socialismo Real", que poucos meses depois cairia o Muro de Berlim e as ideias neoliberais consolidadas.
Também não podemos esquecer que o Dragão teve um importante aliado em seu retorno, os Estados Unidos. A política americana pós-Vietnã teve como principal aliado a China. Portanto, o massacre de 1989 representou a consolidação do capitalismo e do Estado - e sua nomenklatura.
mais informações:

Isso é o capital

A empresa suíça Glencore administrará a Agrenco, empresa brasileira de agronegócio.

A Medley, empresa farmacêutica, foi comprada pela Francesa Sanofi-Aventis.

Na França, o desemprego na População Economicamente Ativa é de 8,8%, segundo estatísticas oficiais.

segunda-feira, junho 01, 2009

Mais KAPITAL

O Grupo MARFRIG (Frigorifico), que abastece 70% das churrascarias do país, possui abatedouros de Frango no Reino Unido, exporta Ovinos do Uruguai e distribui carne no Chile, está negociando a fusão com o Grupo Bertin, que possui cortumes no Brasil, Uruguai e Argentina e é o principal controlador da maior firma da indústria italiana de embutidos.

A MARFRIG é a maior empresa privada do Uruguai. É controlada pela MMS Participações (50,44%) e o BNDES Par tem 14,66. O grupo Osi possui 7,57 e outros acionistas 27,13%.

A empresa possui uma central de distribuição em Santo André, 13 plantas de abate (9 no Brasil, 3 no Uruguai e uma na Argentina), 7 de industrializados e processados (cinco no Brasil, uma no Uruguai e uma no Chile) e 2 tradings (Chile e Reino Unido), com capacidade de abate diário de 13.700 cabeças.
O Grupo Marfrig tem 15 mil trabalhadores.

A JBS (FRIBOI) adquiriu a Five Rivers Cattle Feeding, dos EUA, de confinamento de gados.

A GM anunciou sua concordata e uma dívida de 172 bilhões de doláres. Agora os controladores da empresa serão: governo dos EUA (60%), governo do Canadá (12,5%), Sindicato dos Trabalhadores - UAW (17,5%) e 10% para outros credores.
A GM já utilizou 50 bilhões de doláres do governo Americano. Agora a empresa ficará com as seguintes marcas: Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick.
Ainda assim serão demitidos mais 8 mil operários.
A OPEL, marca da GM na Europa, foi vendida para a empresa de autopeças Magna, do Canadá.

A Chrysler também teve seus ativos distribuídos para: fundos de pensão dos aposentado da empresa (55%), Fiat (20%) e o restante para o governo dos EUA e Canadá.

É interessante notar que todo esse processo de demissão e reestruturação das duas empresas, com mudança do controle da propriedade do capital é totalmente dirigido pelo Estado Norte Americano.
Essa crise demonstrou que o Estado se fortaleceu ainda mais e que a classe trabalhadora está totalmente desorganizada.

Sinais de um Tempo

Por todo mundo

As estrelas nem brilham.

A luz fosca,

Um zumbindo,

Uma mosca.

Um mundo de cabeças ocas,

Sem ocas.

O povo jogado

Em uma fossa abissal.

Sinais de um tempo em mudança,

Velhos fracassados, jovens perdidos.

Milhares de cores e sons

Tumultuam nossos cérebros.

Nos edifícios, Palácios-Mansões

Importantes.

O povo impotente

E a sua vida bebida

Em uma taça imponente.


Rômulo Castro