O Grupo MARFRIG (Frigorifico), que abastece 70% das churrascarias do país, possui abatedouros de Frango no Reino Unido, exporta Ovinos do Uruguai e distribui carne no Chile, está negociando a fusão com o Grupo Bertin, que possui cortumes no Brasil, Uruguai e Argentina e é o principal controlador da maior firma da indústria italiana de embutidos.
A MARFRIG é a maior empresa privada do Uruguai. É controlada pela MMS Participações (50,44%) e o BNDES Par tem 14,66. O grupo Osi possui 7,57 e outros acionistas 27,13%.
A empresa possui uma central de distribuição em Santo André, 13 plantas de abate (9 no Brasil, 3 no Uruguai e uma na Argentina), 7 de industrializados e processados (cinco no Brasil, uma no Uruguai e uma no Chile) e 2 tradings (Chile e Reino Unido), com capacidade de abate diário de 13.700 cabeças.
O Grupo Marfrig tem 15 mil trabalhadores.
A JBS (FRIBOI) adquiriu a Five Rivers Cattle Feeding, dos EUA, de confinamento de gados.
A GM anunciou sua concordata e uma dívida de 172 bilhões de doláres. Agora os controladores da empresa serão: governo dos EUA (60%), governo do Canadá (12,5%), Sindicato dos Trabalhadores - UAW (17,5%) e 10% para outros credores.
A GM já utilizou 50 bilhões de doláres do governo Americano. Agora a empresa ficará com as seguintes marcas: Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick.
Ainda assim serão demitidos mais 8 mil operários.
A OPEL, marca da GM na Europa, foi vendida para a empresa de autopeças Magna, do Canadá.
A Chrysler também teve seus ativos distribuídos para: fundos de pensão dos aposentado da empresa (55%), Fiat (20%) e o restante para o governo dos EUA e Canadá.
É interessante notar que todo esse processo de demissão e reestruturação das duas empresas, com mudança do controle da propriedade do capital é totalmente dirigido pelo Estado Norte Americano.
Essa crise demonstrou que o Estado se fortaleceu ainda mais e que a classe trabalhadora está totalmente desorganizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário