segunda-feira, junho 22, 2009

Irã

Tudo que acontece hoje no Irã remonta a década de 50. Isso porque em 1953 ocorria uma campanha de nacionalização das riquezas minerais. ASsim, de um lado os governo americanos e britânicos que defendiam os interesses de suas petrolíferas, como a Anglo-American Oil Company, e apoiavam o Xá Reza Pahlavi, e de outro o primeiro ministro nacionalista Mohammed Mossadegh.
Com isso deu-se um golpe com apoio da CIA e KGB em Mossadegh. Durante mais de 20 anos uma coalização de diversos grupos políticos, de Islâmicos Políticos a Comunistas passaram a atuar contra o governo do Xá.
Em 1979, explode a Revolução Iraniana com o retorno do exílio do Aiatolá Khomeini que contará com apoio socialista, comunista, nacionalista e liberal.
A ala islâmica da coalisão começa então a esmagar todo os outros grupos contrários a uma República Islâmica. Nos anos 80 se inicia uma Guerra entre Irã e Iraque, de Saddam, financiada pelos Estados Unidos.
Atualmente ocorre uma fissura na elite político-religiosa do país, com o Mir Hossein Mossavi, ex primeiro ministro na década de 80, enfrentando o aitolá Ali Khamenei que apoia o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, um ex-militar.

A animação Persepolis, de 2007, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que baseia-se nos quatro volumes da novela gráfica autobiográfica de Satrapi com o mesmo título, conta a história do Irã contemporâneo através da história de vida de uma criança.

Outro filme que em apenas uma cena ilustra bem o golpe de 1953, é Mundo Livre S.A (It's a Free World...), do britânico Ken Loach.

Mais artigos:
De Mossadegh a Ahmadinejad. A CIA e o Laboratório Iraniano

http://www.resistir.info/irao/meyssan_17jun09.html

Irã: A mentira das "eleições roubadas"

http://www.resistir.info/petras/petras_18jun09.html

Irã, inimigo número um do Ocidente?, Alastair Crooke

http://diplo.uol.com.br/2009-02,a2790

Nenhum comentário: